Links de acessibilidade

Relações de Classe

2h 7m Drama 1984
Avalie no Letterboxd

Um jovem, recém-chegado da Europa a Nova York, é envolvido por uma série de eventos que estão além de seu conhecimento ou controle.

A brilhante destilação de Straub-Huillet do primeiro romance incompleto de Franz Kafka, “O Desaparecido ou Amerika”, é talvez o tratamento mais autenticamente alemão de Kafka já feito.

Um sonho febril extático e assombrado dos Estados Unidos - o lugar onde Kafka ansiava por desaparecer, mesmo que apenas em sua imaginação - “Relações de Classe” é contado a partir da perspectiva de um jovem imigrante alemão que encontra um estranho mundo novo, com suas mentiras violentas e otimismo quixotesco, como um Parsifal moderno.

Straub e Huillet se esforçaram para reproduzir fielmente os maneirismos e o dialeto alemão do romance de Kafka e rodaram o filme quase inteiramente na cidade portuária de Hamburgo. Mas sua representação de injustiça e exploração transcende a especificidade histórica, como disse Straub em 1984: “Kafka, para nós, é o único grande poeta da civilização industrial, quer dizer, uma civilização onde as pessoas dependem de seu trabalho para sobreviver”.

Idioma

Alemão com legendas em Português

Países

Alemanha, França

Baixe nosso app para navegar e assistir aos conteúdos

Disponível em aplicativos de TV